top of page
UE_Logo
  • Facebook ícone social
  • Instagram

Tiramisu ao estilo Limontejo

Foto do escritor: Limontejo
Limontejo
7 de out.
2 min de leitura

O tiramisu de limoncello é uma versão fresca e soalheira da famosa sobremesa italiana. A cremosidade do mascarpone, o aroma intenso do limão e o toque irreverente do limoncello com os limões do Alentejo, conferem-lhe um toque cítrico e leve que o diferencia do tiramisu clássico.


Inspirada nos sabores mediterrânicos e nas criações da Limontejo, esta sobremesa é fácil de preparar: simples, económica e elegante, é perfeita para terminar uma refeição com um toque fresco e indulgente.


Tiramisú na versão com limões e limoncello, neste caso Limontejo

  • Dificuldade: Fácil

  • Preparação: 30 min

  • Doses para: 6-8 pessoas

  • Repouso : 4 horas


INGREDIENTES

Para 8 doses de Tiramisu

Para o creme

Mascarpone

500 gr

Ovos

3

Açúcar

100 gr

Raspa de limão

2 limões

Limontejo

60 cl

Palitos de champanhe

200 gr


Para a calda

Água

200 ml

Limontejo

80 ml

Sumo de limão

1 limão

Açúcar

40 gr

PREPARAÇÃO DO CREME

Separe as claras das gemas. Numa tigela, bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura leve e fofa. Adicione o mascarpone e misture até ficar bem ligado.


Incorpore a raspa de limão. Por fim, adicione 60 ml de Limontejo para aromatizar a mistura.

Bata as claras em castelo até obter picos firmes. Incorpore-as delicadamente no creme de mascarpone com uma espátula, levantando a mistura para manter uma textura leve.




PREPARAÇÃO DA CALDA

Num recipiente, misture todos os ingredientes da calda e deixe dessolver.


MONTAR O TIRAMISU

Mergulhe rapidamente os biscoitos de champanhe ("savoiardi") na calda, para não ficar nem seco nem demasiado molhado.

Disponha uma primeira camada de bolachas de champanhe num prato, depois cubra com uma camada de creme de mascarpone. Repita este processo uma segunda vez e finalize com uma camada de creme.


CONSERVAÇÃO

Mantenha o tiramisu refrigerado e, idealmente, consuma-o no prazo de 48 horas.


SUGESTÃO

Tenha cuidado para não ensopar os biscoitos, para que mantenham a forma. Deixá-los repousar no frigorífico também é essencial: o ideal é deixá-los durante a noite.

Pode enfeitas com menta ou manjericão e rodelas de limão.

A nossa sugestão? Um topping de lemon curd antes de enfeitar.





"Uma história italiana, uma paixão portuguesa"

Comentários


bottom of page