top of page
  • Limontejo

Sorbetto di Limontejo

Provavelmente a melhor maneira de aproveitar os limões,trazendo alegria, acidez genuína e um perfume inebriante, o sorbetto al limoncello é um excelente sobremesa que todos já devem ter provado pelo menos uma vez.

Fácil de realizar, com um custo muito baixo, elegante e versátil para ser substituído por outros ingredientes, o sorbetto é um maravilhoso digestivo.



  • Dificuldade: Fácil

  • Preparação: 50 min

  • Doses para: 6 pessoas

  • Custo: Baixo


INGREDIENTES

Para 600 Gr de Sorbetto

Sumo de limão

130 gr

Limontejo

30 ml

Claras de ovo

30 gr

Água

250 gr

Açúcar

170 gr

PREPARAÇÃO

Bater as claras em castelo, quando estiverem quase prontas, pôr o açúcar continuando a montar, até estar bem firme, e forme picos consistentes. Reserve.


Em outro recipiente espremer os limões, filtrar num coador fino para não ficar resíduos de polpa, juntar a água.

Mexer com um batedor a mão e acrescentar os remanescentes 140 gr de açúcar. Juntar devagar as claras, para não perder a consistência espumosa. Só agora acrescentar o limoncello e mexer mais um pouco.

Pôr o conteúdo numa geladeira ou continuar seguindo as instruções finais. Quando chegar à consistência desejada (deverá demorar cerca de 40 minutos), encher os copos (ou limões sem polpa, congelados) e enfeitar com zest de limão e hortelã ou manjericão.


CONSERVAÇÃO

O sorbetto al Limontejo pode manter-se em congelador por 30 dias no máximo.


SUGESTÃO

Podem utilizar claras já pasteurizadas para minimizar os riscos dos ovos crus.

Em alternativa ao uso da geladeira, podem seguir as seguintes instruções: deitem o conteúdo final num Pirex baixo e largo, deixando-o no congelador pelo menos uma hora. Depois, tirem-no e mexam com um garfo para romper os cristais. Repetir a operação de meia em meia hora até obter a consistência desejada (cerca de 4 horas).

Para uma sobremesa ainda mais irreverente e elegante, acompanhem o sorbetto com prosecco.



#limoncello #gourmet #lifestyle #cozinhaitaliana

"Uma história italiana, uma paixão portuguesa"
99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page